Olaia (Cercis siliquastrum L.)

-


aspecto geral da árvore, no início da floração


Fruto (vagens)


flores e folhas


tronco - casca


Descrição geral:
Mesofanerófito (pequena/média árvore com uma altura entre os 6 e os 12 m) da família das Leguminosas e originária do Sul da Europa e da Ásia Ocidental oferecendo uma densa floração rosa violáceo.

Folhas: Simples, alternas, suborbiculares,quase com o contorno de um círculo ou em forma de rim ou coração, verdes na página superior e glaucas na página inferior, caducas.
Flores: flores de cor-de-rosa brilhante, em grupos, que crescem antes das folhas e brotam directamente dos ramos.
Frutos: Vagem deiscente,glabra (vermelho-púrpura ou castanha na maturação) em grupos, parecidos com as vagens das ervilheiras.
Época de Floração: Abril a Julho, com especial pujança em meados de Maio.
Outros: Frequentemente é plantada como árvore de arruamento ou ornamental, prefere solos rochosos, calcários e com textura desagregada. A variedade alba apresenta flores brancas. Resistente à poluição urbana.

Classificação:
Divisão: Spermatophyta
Subdivisão: Magnoliophytina (Angiospermae)
Classe: Magnoliopsida
Subclasse: Rosidae
Ordem: Fabales
Família: Leguminosae (Fabaceae)
Espécie: Cercis siliquastrum
Descritor: L.
Variedade:
Nome(s) comum(ns): Olaia; árvore-de-judas; árvore-do-amor.

Valor paisagístico: planta ornamental muito apreciada pela cor das suas flores e pelo contraste que esta faz com a cor das vagens. É utilizada em jardins particulares ou espaços públicos, essencialmente como elemento de ensombramento, em alinhamentos.

Locais em Chaves com exemplares a observar: Sendo Maio a altura ideal para as observar, a sua floração "sucede" a floração de magnólias e camélias.

Em especial captaram a minha atenção os exemplares que observei na Praça General Silveira, antigo Jardim das freiras, onde se encontram alguns (pelos menos dois) dos exemplares mais antigos de olaias em espaço público, em Chaves. Neste espaço em particular, fazem parceria de sucesso com magnólias (Magnolia x soulangeana Soul, -Bod.) e tulipeiros (Liriodendron tulipifera L.). Para além deste espaço, podemos observar alguns exemplares interessantes também no Centro de Saúde da Fonte do Leite e no Jardim da Maria Rita.

O facto daquele espaço (Praça General Silveira) já ter sido um verdadeiro Jardim é ainda demasiado recente para que não consigamos esquecer que aqui faltam os estratos intermédios (arbustos) de vegetação, bem como representantes de resinosas, na altura bem presentes, como se pode constatar nas inúmeras fotografias que existem sobre este espaço requalificado em Chaves.


Escola Secundária Fernão de Magalhães (Liceu) e o seu alinhamento de olaias e tulipeiros

Escola Secundária Fernão de Magalhães (Liceu), café "Sport", lojas e casario com alinhamento de olaias e tulipeiros e magnólias (ao fundo) - 04.2010

Edifício dos Correios com alinhamento de olaias - 05.2010

Olaias no Jardim Maria Rita - 05.2010


-
Fonte para a Classificação: JARDIM BOTÂNICO DA UTAD - FLORA DIGITAL DE PORTUGAL
Fonte para a Descrição Geral: Cercis siliquastrum na Wikipedia
Nota:. Todas as fotos são de minha autoria.

-

4 comentários:

  1. Oi fernando
    Descobri esse lindo espaço seu escondidinho aqui, calhei de ir ao perfil rsrs
    Que lindas flores ,estou encantada!
    Parabéns.
    vou ficar aqui apreciando e já vejo
    que vou precisar de parceria pra enfeitar meus poemas , rsrs
    abraços

    ResponderEliminar
  2. Puxa, não conhecia esse teu blor e eu adoro plantas, Está lindo!abraços,chica

    ResponderEliminar
  3. Olá acabei de chegar! Essa blogosfera apronta cada uma!Adoro flores, plantas, poesia.
    Estava procurando informações sobre as Olaias, lindas, corriqueiras em vosso país.Tem nomes vários. Encontrei-as aqui, já estou te seguindo . Apareça lá no meu quando quiser!
    http://www.oninhoeatempestade.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Acabei de chegar a este blog ao pesquizar por olais e ainda não li toda a info nele disponivel mas já deu para ver que é excelente.
    Se alguém me conseguir arranjar umas sementes de olaia estarei muito grato e poderei dar em troca sementes de outras especies que encontre por aqui. andrekorreia(arroba)gmail.com

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails